Aprenda a criar seu sistema hidropônico em casa

Uma das vantagens da hidroponia é sua versatilidade. Atualmente existem inúmeros formatos de praticá-la. Conhecendo e entendo o funcionamento dos elementos básicos da técnica, é possível criar de maneira rápida e com um custo relativamente baixo, um sistema de hidroponia caseira muito eficiente.

Veja quais são os principais componentes do sistema hidropônico:

Canal de cultivo: Local onde as raízes das plantas receberão a solução nutritiva. Normalmente é feito de tubos de PVC, por ser uma material barato, de fácil aquisição e manejo.

Reservatório: Local para armazenamento da solução nutritiva, que serve de alimento para as plantas. Pode ser feito de diversos materiais, mas que permitam o bloqueio da luz sobre a solução.

Bomba com Timer (temporizador):  É através da ação da bomba que a solução nutritiva segue do reservatório até os canais de cultivo. Bombas podem ser adquiridas em agropecuárias e casas do ramo. O ideal para hidroponia é uma bomba com vazão de, no mínimo, 100 L/hora. Os valores desse tipo de bomba normalmente são acessíveis. O timer, ou temporizador, é responsável por controlar o funcionamento da bomba, liberando a solução de nutrientes de tempos em tempos.

Tubulação de transporte: Tubo ligado ao reservatório e aos canais de cultivo. É através dele que a solução nutritiva é bombeada do reservatório para os canais.

Bancada: É o suporte onde serão afixados os canais de cultivo. Vai da criatividade de cada um o formato e os materiais utilizados na construção da bancada, mas sempre cuidando com a inclinação dos canais de cultivo, para que a solução nutritiva possa correr livremente, acessando todas as raízes do sistema.

Como dissemos, existem diversas formas de cultivo com a hidroponia. Esses são elementos básicos do sistema, que podem ser mudados e experimentados, para se adaptarem a diversos locais e regiões.

A H2Orta é uma das pioneiras em hidroponia no Rio Grande do Sul. Através de muita pesquisa, não só de sistemas comuns, mas métodos europeus de cultivo, a H2Orta possui um modelo inovador de hidroponia, o que lhe permitiu passar a atuar no sistema de franquias.

A H2Orta é hoje a primeira franquia agrícola do Brasil. Fale conosco e saiba mais acerca desse modelo em pleno crescimento e expansão.